
Ou será o mundo ao seu redor que está a mudar?
O TAMANHO DAS COISAS investiga a vida de um homem que está
continuamente a mudar de dimensão; ora a crescer até se tornar um gigante a sapatear por entre cidades liliputianas, ora a encolher até uma escala microscópica, quando a menor racha no chão passa a ser um abismo intransponível. Ou será o mundo ao seu redor que está a mudar?
À partida, o tamanho costuma indicar-nos a importância das coisas. Monumentos, arranhacéus, muros com centenas de quilômetros de extensão, montanhas a serem conquistadas, jogadores de basquete da NBA.
Quem seria capaz de se orientar num mundo que parece ter sido construído para desafiar as nossas perceções, como uma sala de espelhos distorcidos em que o incrivelmente pequeno e o incomensurável coexistem? Ou como no império imaginário descrito por Jorge Luís Borges, em que os cartógrafos criaram um mapa do tamanho exato do império, a coincidir em todos os pontos.
Um mapa que não serve à orientação, mas com lagos, vales e florestas onde os viajantes poderiam se perder para sempre. Este é um monólogo criado à medida para o ator Paulo Azevedo, que nasceu sem braços e pernas e vem construindo a passos largos uma carreira singular no teatro e na televisão.
Equipa artística
Encenação: Marco Paiva
Texto: Alex Cassal
Interpretação: Paulo Azevedo
Vídeo Arte: Mário Melo Costa
Direção de Produção: Nuno Pratas (Culturproject)
Produção: Terra Amarela
Apoio: Câmara Municipal de Pombal
Língua Gestual Portuguesa: Patrícia Carmo
Cenografia: Marco Paiva e Nuno Samora
Figurinos: José António Tenente
Desenho de Luz: Nuno Samora
Espaço Sonoro: José Alberto Gomes
Estreia a 24 de novembro de 2023 no Teatro Cine de Pombal



