Zoo Story

Num espaço indefinido dá-se um encontro. Afirma-se a necessidade de comunicação e entendimento, dispensando a retórica. A partir daqui o conflito escrito por Albee entre as personagens Peter e Jerry abre-se à plateia. Já não é uma personagem que procura outra, é um grupo de pessoas sentadas numa sala de teatro, à procura de uma forma de se relacionar com um espetáculo. A única morte é a de Jerry, mesmo no final da peça. Tudo o resto é futuro.

Se a peça de Albee mostrava o encontro involuntário entre dois homens que expunham no seu diálogo conceitos como o isolamento, a solidão, a segregação e a desumanização das sociedades modernas, esta criação parte para um trabalho em torno da falência da norma, procurando encontrar uma salvação para as relações humanas na desmistificação e exploração de outras formas de comunicar.

A palavra dita é substituída pela palavra gestuada, através da interpretação de dois interpretes surdos, cujo processo de casting se iniciou em fevereiro de 2022 numa oficina teatral dirigida a intérpretes surdos, realizada no D. Maria II.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) não se limita a interpretar uma tradução do português escrito. Assume a sua liberdade e trabalha o sentido poético do texto original. 

Zoo Story é uma proposta de reconhecimento da diversidade como um espaço facilitador de encontros, enquanto questiona o teatro que se encerra no dogma, na convenção estética e formal. Um encontro raro entre públicos que têm diferentes necessidades e expectativas e que reconhecerão na prática teatral o seu espaço de representatividade, afirmação e sentimento de pertença.


Equipa artística

Texto: Edward Albee
Direção: Marco Paiva
com Marta Sales, Tony Weaver
Cenografia: F. Ribeiro
Figurinos: José António Tenente
Desenho de Luz: Nuno Samora
Sonoplastia: José Alberto Gomes
Assistente de Encenação: Bárbara Pollastri
Videoarte: Mário Melo Costa
Tradução para LGP: Carlos Martins
Produção executiva: Nuno Pratas – Culturproject
Coprodução: Teatro Nacional D. Maria II, Terra Amarela, Cine-Teatro Louletano, Centro de Artes de Águeda, Centro Cultural Vila Flor e Culturproject
Parceria: Fundação GDA, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
 
Projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes
Espetáculo em Língua Gestual Portuguesa
Todo o espetáculo é legendado em português e tem audiodescrição em todas as sessões

Zoo Story, Trailer alargado (PT)

Zoo Story, Documentário de Mário Melo Costa