O projeto O Desenho e o Corpo Não Normativo, do artista plástico Daniel Moraes, foi o vencedor da segunda edição das Bolsas de Criação Artística!
O Desenho e o Corpo Não Normativo é um projeto de oficinas que propõe explorar por meio do desenho diversas possibilidades que o corpo é capaz de produzir através de ações inclusivas que questionam padrões e técnicas de representação.
A necessidade de criação dessas oficinas surgiu da experiência pessoal que Daniel Moraes tem com o seu corpo e a sua inserção no processo artístico. O artista possui uma deficiência física congênita em sua mão direita e sua pesquisa aprofunda-se na dignificação do corpo deformado no campo das artes visuais.
Atualmente sua tese de Mestrado em Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa aborda o tema em questão relacionado a outros contextos multidisciplinares.
De ordem prática, o Projeto “O Desenho e o Corpo Não Normativo” conta com um ciclo das oficinas tendo como público alvo pessoas com deficiência física, motora e todos aqueles que possuem o interesse em explorar e experienciar novas técnicas e processos criativos relacionados ao desenho. As oficinas que contemplam esse projeto possuem o formato presencial e online, que são:
1. Laboratório (D)eficiência (teórica e prática)
2. Auto-Retrato Táctil (teórica e prática)
3. Multiformidades no Desenho (teórica e prática)
4. Deficiência, Poéticas e os Corpos Poliformes (teórica)
O principal objetivo artístico deste projeto é apresentar aos participantes metodologias diferenciadas acerca do desenho que atravessam principalmente abordagens pertinentes a “não normatividade” do corpo, do processo criativo e do instrumento de trabalho. Com o intuito de estimular novas vozes, gestos e olhares sobre a perceção e a representação da disciplina do Desenho. Outro fator importante, é a ACESSIBILIDADE CRIATIVA de pessoas com necessidades especiais pois um dos focos da pesquisa de Daniel Moraes é justamente a presença do artista deficiente no âmbito das artes visuais. Apesar das oficinas serem abertas a todos, é de extrema importância o foco de divulgação aos “novos públicos” que incluem pessoas com limitações físicas e motoras. Conheçam mais sobre o trabalho do Daniel em https://www.danielmoraesss.com.br/